-
Arquitetos: 1-1 Architects
- Área: 174 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: MARUSHIKA Ceramics, Nemetschek, Sanwa, Tajima
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na cidade de Kariya, província de Aichi, Japão. A região abriga diversos apartamentos, de forma a atender a concentração de empresas afiliadas de grandes fabricantes de automóveis das áreas vizinhas. Por outro lado, existem também muitos espaços verdes, como fazendas para desenvolvimento, estabelecidas pela Lei de Terras Verdes. O cliente mora nesta área há muitos anos e é o proprietário deste e de outros diversos terrenos.
Ao construir um novo apartamento na zona rural, pensamos em estacionamentos. Na região, a renda familiar e as taxas de casamento são altas, e geralmente cada casa possui duas vagas de garagem. Nos edifícios do entorno, em primeiro lugar, foi planejada uma grande área de estacionamento ao longo da estrada frontal, e um edifício na área excedente. Ao adotar este método de construção, a área verde adjacente e o campo são sombreados, de forma negativa para o ecossistema, e para o ser humano. Neste projeto, propomos um método de construção que visa manter a continuidade do ecossistema e diminuir o impacto no meio ambiente, ao construir moradias para aluguel, onde ainda existem áreas verdes de produção.
No primeiro momento, o programa necessário para o edifício foi dividido em diferentes cômodos. Posteriormente, buscamos reorganizá-los e elevá-los do térreo, de forma a abrir a superfície do solo e proteger o ecossistema terrestre da área verde de produção adjacente. Cada volume em balanço foi estruturado de forma que cada unidade de habitação apoiasse uma à outra, ao redor da escada. Como resultado, o número de pilares foi reduzido, além de possuírem a seção tão esbelta quanto as hastes de plantio do jardim exterior. Tudo foi pensado com base na racionalidade biológica, a escolha do diâmetro do pilar mais adequado, depende de sua condição, para que o tronco fique mais espesso à medida que a altura da planta aumenta.
O conjunto conecta as 4 unidades com a mesma planta, enquanto foram rotacionadas ou invertidas para aumentar a economia e a racionalidade do projeto. Além disso, o layout foi disposto de acordo com as condições do sol e do ambiente circundante. A construção de todas as coberturas e paredes externas possuem o mesmo acabamento, de forma que o conjunto de edifícios foi previsto para formar um bosque com folhas sobrepostas. A forma irregular combina a vida do usuário com os ecossistemas de plantio e animais de forma igualitária, e se dissolve nos ecossistemas circundantes. O impacto no ecossistema, incluindo os seres humanos, promove a melhoria do valor da habitação de aluguel, incluindo uma solução para o problema de ruído com a vizinhança e a segurança de um estacionamento coberto.